Cirurgia Bariátrica: o que você precisa saber. - Projeto Superação
25/01/2019 / Em: Artigos

 

Antes de tomar a decisão de fazer uma cirurgia bariátrica, é preciso saber sobre benefícios e riscos desta cirurgia, além do comprometimento com uma vida saudável após o procedimento.

Também conhecida como cirurgia de redução de estômago, a cirurgia bariátrica serve para quando o paciente possui IMC (índice de massa corporal) muito elevado ou quando as condições nas quais a pessoa se encontra não respondem à estímulos como exercícios. Essa cirurgia não é feita com finalidade estética, mas sim como uma intervenção para alterar e melhorar a qualidade de vida do paciente.

 

Programe uma vida saudável após sua cirurgia.

 

Para quem a cirurgia bariátrica é indicada?

  • Para quem tem índice de massa corporal (IMC) de 40 ou superior (obesidade extrema);
  • Ou se o IMC é de 35 a 39,9 (obesidade) e a pessoa possui um grave problema de saúde relacionado ao peso, como diabetes tipo 2, pressão arterial elevada ou apneia grave de sono;
  • Caso os esforços para perder peso com dieta e exercício têm sido mal sucedidos;
  • Adolescentes geralmente não são indicados para a cirurgia, a não ser que sejam extremamente obesos com o índice de massa corporal de pelo menos 40, somando com uma condição clínica relacionada ao peso.

A cirurgia bariátrica tem a vantagem de reduzir o risco de problemas de saúde relacionados ao peso (como os já citados neste artigo), mas também pode representar grandes riscos e complicações. O paciente precisa atender determinadas orientações médicas para se qualificar à cirurgia. Uma equipe de profissionais de saúde – geralmente um nutricionista, psicólogo e um cirurgião – avaliam se é mesmo necessário fazer a cirurgia bariátrica ou se é mais adequado trabalhar com outras formas de perda de peso.

É importantíssimo ser sincero e informar o médico sobre os medicamentos que toma, quanto álcool bebe e se fuma. Exames físicos completos e testes laboratoriais também são feitos. Essa avaliação consegue determinar se os benefícios para a saúde superam os riscos potencialmente graves, além de concluir se a pessoa está preparada psicológica e medicamente para se submeter ao procedimento.

Quero calcular meu IMC

 

Qual a sua rotina após a cirurgia?

Esse é um procedimento de mudança de vida. Caso a pessoa esteja qualificada a fazer a bariátrica, é preciso que ela se comprometa, pois após a cirurgia existem uma série de cuidados para otimizar o processo de cicatrização, dietas e ter uma rotina de exercícios.

Nesse momento, um acompanhamento profissional é de extrema importância, o que deve conduzir o paciente através de uma dieta específica de recuperação para manter o peso e a saúde. A dieta vai mudando de acordo com as fases do pós-cirúrgico, conforme as necessidades de recuperação e readaptação do corpo do paciente. Em todas as fases é importante manter o acompanhamento médico e nutricional, garantindo a qualidade de vida e passando por um processo de recuperação seguro e saudável.

Planeje uma vida saudável com a Equipe Superação.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificar de