Como você lida com a comida? - Projeto Superação
relação com a comida
13/11/2018 / Em: Artigos

 

A forma como você lida com a comida interfere e muito para uma vida saudável bem sucedida. Já falamos aqui sobre fome emocional e compulsão. De fato, não são esses apenas os comportamentos inadequados em relação à alimentação no nosso dia a dia.

Combustível para viver

A comida é o nosso combustível. E, para sermos mais claros, imagine mesmo o seu carro. Você não colocaria álcool num carro que exige gasolina. Da mesma maneira, evitamos combustíveis de má qualidade, afinal, eles podem lesar o motor e o filtro do automóvel.

Com a comida é a mesma coisa. Comidas industrializadas e de má qualidade trazem malefícios ao nosso corpo e à nossa saúde devido à grande quantidade de toxinas. Além disso, é preciso entender o seu corpo para dar o melhor combustível a ele. Cada pessoa funciona de um jeito e metaboliza os alimentos de maneira diferente. E não falamos apenas no quesito emagrecer ou engordar.

Para algumas pessoas a carne é alimento pesado. Para outras, são facilmente digeridas. Portanto, encare a sua alimentação como o primeiro passo – e seguramente o mais efetivo – para cuidar da sua saúde e bem-estar diário.

Elos emocionais

A comida é sim um elo emocional. Fato. Temos recordações de longos almoços familiares, das nossas avós colocando todos os netos para enrolar docinhos, dos nossos pais trazendo um lanche especial para casa e aquele momento virar uma festa.

Porém, é preciso maturidade para diferenciar um momento especial do seu dia a dia. É preciso se desvencilhar dos velhos hábitos. Superestimar essas recordações fará com que você coma sempre com essa desculpa interna, que não levará você a nenhum lugar a não ser ao excesso de peso.

Comer muito não é sinal de saúde como diziam nosso avós. Comer muito é um sinal de que algo está errado.

Fuga ou recompensa

Quantas vezes nos colocamos em dietas super restritas e buscamos desesperadamente por uma brecha no final de semana para comer aquela pizza que tanto gostamos?

Ou ainda, trabalhamos duro a semana toda e nos sentimos no direito de comer algo bem gorduroso para recompensar o stress?

Estas são atitudes erradas e que apenas recompensa a sua falta de saúde. Porque não se recompensar com saúde extra e um corpo que você ama mais?

Repense sua relação com a comida e tenha uma vida saudável a longo prazo!

Equipe Superação

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificar de