Meditação e Emagrecimento - Projeto Superação
meditacao e emagrecimento
25/04/2019 / Em: Histórias de Superação

 

Já é comprovado que os efeitos relaxantes da meditação surtem efeito para uma boa qualidade de vida. E quando diz respeito ao emagrecimento, ela também se torna uma grande aliada.

Os benefícios da meditação para o bem-estar e a saúde são pesquisados desde os anos 1970. De lá para cá, vários estudos comprovaram que transformar a meditação em um hábito regular, sem a necessidade de vínculo com nenhuma religião, ajuda a aliviar o desconforto e melhorar a qualidade de vida de pacientes com dor crônica, insônia, câncer e depressão, além de reforçar a imunidade, reduzir o nível dos hormônios do stress, a pressão arterial e o risco de doenças do coração.

No que diz respeito ao emagrecimento, ao reduzir os efeitos do estresse, a meditação altera nosso estado emocional, trazendo sensação de bem-estar e felicidade. Com essa queda, surtem efeitos no corpo como a alteração de genes associados à inflamação, aos processos oxidativos, à imunidade, à regulação de insulina, entre outros. Todos fatores ligados ao ganho de peso ou melhor, na dificuldade de perdê-los.

Mas como eu conseguirei meditar?

Ok, você acha que sua vida é muito corrida e meditar é algo apenas para monges budistas? Você está completamente enganado!

Apenas 10 minutos por dia podem fazer uma grande diferença na sua vida! E para meditar não é preciso fazer tanto esforço. Apenas deixe seus pensamentos fluirem e aceite que eles existem. É só não se importar muito com eles e você vai ver que tudo vai se tornar muito mais leve.

Comece a Meditar e Emagrecer

Quer começar? Veja algumas maneiras para incluir essa prática no seu dia a dia sem esforço algum:

Medite no trabalho

Comece com uma tarefa simples e pequena e veja se consegue realizá-la do começo ao fim, completamente atenta a cada etapa. Se a atenção escapar, traga-a gentilmente de volta sem se culpar nem desistir. Quando terminar, comece outra tarefa e repita o exercício todos os dias, com trabalhos cada vez mais complexos.

 

Medite caminhando

Procure um lugar tranquilo, onde sabe que não será interrompida e tenha espaço suficiente para caminhar em linha reta. Comece descalça ou de meia, pés alinhados com os ombros, braços soltos ao lado do corpo. Incline-se para o lado esquerdo, apoiando o peso do corpo no pé esquerdo. Transfira o peso para o lado direito, sempre percebendo a sensação de peso e leveza, as tensões, o contato com o chão. Em seguida, caminhe lentamente para a frente, prestando atenção no movimento de joelhos e tornozelos, nos músculos que se relaxam e contraem, na flexão dos dedos dos pés. Dê até 12 passos, faça meia-volta e retorne ao ponto de partida. Repita quantas vezes quiser.

Medite sentada

Fique confortável em uma cadeira e note as sensações físicas desse momento: a pressão do bumbum contra o assento, os pés apoiados no chão, as mãos em contato com as coxas.

  1. Ouça os sons ao redor, sem tentar identificar a fonte – apenas perceba os sons e ruídos. Se o ambiente for silencioso, observe o silêncio.
  2. Agora foque-se na sua respiração. Que partes do corpo se movem enquanto você inspira e expira e que movimentos faz.
  3. Deixe sua consciência encontrar suas emoções. Você está feliz, chateada, irritada, ansiosa, calma? Ou está difícil definir o que está sentindo?
  4. Perceba os pensamentos que atravessam sua mente e pergunte: em que estou pensando? Deixe a atenção neles alguns instantes.
  5. Por fim, descanse uns minutos em silêncio, sentindo as sensações da respiração no corpo, e deixe pensamentos, sons e sensações surgirem e desaparecerem.

 

O Projeto Superação inclui as técnicas de meditação guiada em todos os seus planos e além disso proporciona um programa completo de emagrecimento, com cardápio nutricional, atividades físicas e o exclusivo coaching!

Namastê!

Equipe Superação

 

(fonte de apoio: Revista Boa Forma/Editora Abril)

Comece a Meditar e Emagrecer

 

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificar de